Mais seis bairros serão visitados por equipes da Vigilância Sanitária, esta semana, na primeira etapa da campanha anti-rábica. A vacinação começou na semana passada e está sendo feita em toda a área urbana. De acordo com o coordenador Claudiomiro Vieira, cerca de 7 mil cães e gatos já foram imunizados. “No ano passado, quando realizamos apenas o dia ‘D’, foram vacinados 5,9 mil animais. Em alguns setores, aumentou até 70% o número de animais imunizados”, destacou.
Amanhã, as equipes estarão, das 8 às 16 horas, nos bairros Bom Pastor (na igreja), Boa Esperança (escola), Jardim Guaraná (escola) e Vila Nova. Na quarta-feira, haverão postos na Vila Rural 1 (na associação de moradores) e Vila 2 (na escola). A partir do dia 6, o departamento inicia a segunda etapa, na zona rural. A estimativa é que 12 mil animais sejam imunizados.
A raiva é uma doença fatal, causada por um vírus que ataca o cérebro, afetando o sistema nervoso central dos animais que podem transmiti-la aos humanos por mordedura ou lambedura. A forma mais eficaz de evitá-la é a vacinação dos cães e gatos, que não devem ficar solto nas ruas.