Está sendo revitalizada a ala em que serão implantados os leitos de Unidades de Terapia Intensiva – UTIs – no Hospital Regional de Sorriso. Foi construída em 2005 e, dois anos depois, ainda não entrou em funcionamento. A Secretaria Estadual de Saúde ainda não explicou porque tanta demora. Nesse período, várias datas foram marcadas, mas nenhuma cumprida. Segundo a direção do hospital, não há confirmação de prazo para inauguração. Além da reforma, com a nova pintura, deve ser feita a climatização. “Todos os equipamentos estão aqui. Só faltam ser instalados”, acrescentou a diretora Rejane Joana Potrich Zen. Serão instalados 10 leitos para neonatal e 5 para adultos. Outros 5 devem ser instalados posteriormente.
O hospital, que atende pacientes de 17 municípios da região, que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde Teles Pires, entre eles Sinop, Lucas do Rio Verde, Vera, Feliz Natal, Cláudia, Santa Carmem e Itaúba, ainda não oferece atendimentos em UTI’s. Atualmente, conta apenas com UCE – Unidade de Cuidados Especiais – com 3 leitos adultos e 10 neonatais.
Desde janeiro, um hospital de Sinop passou a oferecer os atendimentos em seis unidades de terapia intensiva. A ala foi construída com recursos de benfeitores alemães e os equipamentos adquiridos pelo Estado. Pacientes de todo o Estado são atendidos no município, único do Nortão a oferecer o serviço.