O aumento no número de casos de Aids em gestantes, idosos e casais estáveis, tem despertado a preocupação da Secretaria de Saúde. Atualmente, Sorriso tem 69 casos confirmados da doença. Destes, 48 estão em acompanhamento no CTA – Centro de Tratamento e Acompanhamento- sendo que 13 são gestantes.
As prevenções e tratamentos serão debatidas hoje, entre profissionais de saúde, funcionários das secretarias de Educação e Ação Social, e outras pessoas que exerçam atividades direcionadas às pessoas que convivem com a doença no 1º Fórum Municipal de DST-HIV/AIDS. O seminário será das 7h às 17h30, no shopping, e terá 120 vagas.
Entre os temas está a terapia anti-retroviral, acidente de trabalho com material pérfuro-cortante, atendimento psicológico às pessoas que vivem com HIV/AIDS, humanização no atendimento às pessoas com HIV/AIDS, entre outros.
O CTA funciona no Centro de Especialidades Médicas, e realiza exames de HIV/AIDS gratuitamente.Trabalha com o objetivo de realizar aconselhamento em pré e pós teste para HIV e hepatites virais, além de exames laboratoriais necessários, distribuição de medicamentos, trabalhos de orientação e prevenção nas escolas, empresas e bares.