A vacinação anti-rábica de cães e gatos prevista para este mês em Alta Floresta não será realizada por falta de vacinas. O coordenador em exercício Wálace Vieira, disse so Só Notícias que “o ministério não repassou as doses para o Estado e nós também não recebemos”. A demanda em Alta Floresta é de 13 mil doses para vacinar 10 mil animais na zona urbana, e 3 mil na zona rural. São 10 mil cães e 3 mil gatos.
A data considerada o dia “D” da campanha a nível nacional é 29 de novembro, “mas se recebermos a vacina antes dessa data iniciaremos a vacinação”, informa o coordenador. O trabalho deverá começar na zona rural e nas comunidades onde os postos têm geladeira. Os animais deverão ser levados até o local. Nas outras comunidades, uma equipe fará a vacinação nos sítios e fazendas.
A vacinação é feita todos os anos. A raiva é uma doença fatal, causada por um vírus que ataca o cérebro, afetando o sistema nervoso central dos animais que podem transmiti-la aos humanos por mordedura ou lambedura. A forma mais eficaz de evitá-la é a vacinação dos cães e gatos, que não devem ficar solto nas ruas.