O departamento de Endemias através da equipe de Combate a Dengue da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já iniciou os trabalhos de elaboração das atividades do Dia “D” de combate a dengue, que será no próximo dia 18, no município de Sinop. Entre as atividades está prevista a tradicional carreata de conscientização pelas principais ruas da cidade, teatro sobre como cuidar do seu quintal e microscópio para que a população possa visualizar e conhecer a larva e o mosquito Aedes aegypti.
Os locais e horários onde serão realizados os trabalhos ainda estão sendo definidos, assim como a solicitação e aquisição de material informativo para o escritório regional de Saúde. A equipe de combate a Dengue trabalha durante todo o ano, no sentido de conscientizar a população em relação aos cuidados com a doença. Cerca de 60 agentes de saúde ambiental percorrem todos os bairros da cidade para alertar a população para os perigos da Dengue e principalmente para evitar a proliferação do mosquito.
As agentes também tem trabalhado em mutirões para recolher objetos que acumulem água depositados em terrenos baldios, outro mutirão esteve desenvolvendo atividades em parceria com a Secretaria de Infra-estrutura para limpeza de bocas de lobo e uma terceira encerrou no início dessa semana um trabalho de conscientização nas borracharias da cidade uma vez que os pneus são um dos maiores depósitos de larvas do mosquito.
O índice de infestação do mosquito chega a 0,33% na região central da cidade. O bairro com maior registro de casos da doença é o setor comercial com 51 registros, em seguida vem o Boa Esperança com 48 e jardim Paraíso com 39. Os bairros mais afastados também tem registrado índices altos de proliferação de larvas, a Comunidade Betel por exemplo alcançou o índice de 4,85%, seguida do Campo Verde com 4,55 e Chácara de Lazer Maria Carolina com 1,39%.
“O que nós queremos é que a população trabalhe em conjunto para acabar com o mosquito. E é por isso que a equipe está nas ruas para esclarecer dúvidas e auxiliar a população no que precisarem para garantir sua saúde” afirmou a coordenadora da equipe de combate a dengue, Marlene Escobar. Durante todo o ano de 2005, foram 288 casos confirmados e de janeiro a outubro de 2006 os registrados já chegam a 307 casos confirmados de dengue.