PUBLICIDADE

Ações do “Dia D de combate à dengue” estão sendo definidas em Sinop

PUBLICIDADE

O departamento de Endemias através da equipe de Combate a Dengue da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já iniciou os trabalhos de elaboração das atividades do Dia “D” de combate a dengue, que será no próximo dia 18, no município de Sinop. Entre as atividades está prevista a tradicional carreata de conscientização pelas principais ruas da cidade, teatro sobre como cuidar do seu quintal e microscópio para que a população possa visualizar e conhecer a larva e o mosquito Aedes aegypti.

Os locais e horários onde serão realizados os trabalhos ainda estão sendo definidos, assim como a solicitação e aquisição de material informativo para o escritório regional de Saúde. A equipe de combate a Dengue trabalha durante todo o ano, no sentido de conscientizar a população em relação aos cuidados com a doença. Cerca de 60 agentes de saúde ambiental percorrem todos os bairros da cidade para alertar a população para os perigos da Dengue e principalmente para evitar a proliferação do mosquito.

As agentes também tem trabalhado em mutirões para recolher objetos que acumulem água depositados em terrenos baldios, outro mutirão esteve desenvolvendo atividades em parceria com a Secretaria de Infra-estrutura para limpeza de bocas de lobo e uma terceira encerrou no início dessa semana um trabalho de conscientização nas borracharias da cidade uma vez que os pneus são um dos maiores depósitos de larvas do mosquito.

O índice de infestação do mosquito chega a 0,33% na região central da cidade. O bairro com maior registro de casos da doença é o setor comercial com 51 registros, em seguida vem o Boa Esperança com 48 e jardim Paraíso com 39. Os bairros mais afastados também tem registrado índices altos de proliferação de larvas, a Comunidade Betel por exemplo alcançou o índice de 4,85%, seguida do Campo Verde com 4,55 e Chácara de Lazer Maria Carolina com 1,39%.

“O que nós queremos é que a população trabalhe em conjunto para acabar com o mosquito. E é por isso que a equipe está nas ruas para esclarecer dúvidas e auxiliar a população no que precisarem para garantir sua saúde” afirmou a coordenadora da equipe de combate a dengue, Marlene Escobar. Durante todo o ano de 2005, foram 288 casos confirmados e de janeiro a outubro de 2006 os registrados já chegam a 307 casos confirmados de dengue.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE