A Secretaria de Saúde de Sorriso informou que foi concluído ontem o primeiro ciclo de aplicação do fumacê. Hoje, o equipamento que faz a pulverização está recebendo manutenção e a aplicação será retomada amanhã. Em cada ciclo, o veneno é borrifado em toda a cidade, uma vez em cada bairro. O engenheiro sanitarista Marcelo Oliveira, informou ao Só Notícias que serão 5 ciclos de aplicações, até dia 07 de janeiro, podendo se estender devido às constantes chuvas.
No total, serão aplicados 240 litros de inseticida para matar o mosquito transmissor da dengue). O veneno, fortíssimo, é utilizado apenas quando há um surto grande de dengue porque algumas pessoas podem sofrer alergias. Essa foi a única forma encontrada pela Secretaria Estadual de Saúde, que autorizou a aplicação do veneno, para diminuir o alto índice de infestação do mosquito, que chega a quase 5%.
Os inseticidas líquidos espalhados pelas máquinas do fumacê matam os insetos adultos enquanto estão voando, pela manhã e à tarde, pois o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença, tem hábitos diurnos. As larvas e pupas não são atingidas com o fumacê, por isso, é de extrema importância que a população continue a eliminar os criadouros como garrafas, latas, plásticos, entre outros.