O ministro Bruno Dantas, do TCU, relator da proposta aprovada hoje para a MT Par suceder a Rota Oeste na gestão da 163 de Sinop a divisa com Mato Grosso do Sul, elogiou a iniciativa do governador Mauro Mendes. “Estamos falando de uma concessão de uma empresa privada para uma empresa pública. Está plenamente atendido o interesse público e não há óbices para assinar o termo de ajustamento. É uma solução vantajosa, pois permite a retomada imediata das obras. Poucas vezes assisti neste tribunal um governador defender com tanta determinação uma solução para um problema dramático como esse. E será uma solução transformadora para o Estado de Mato Grosso”, afirmou Dantas. Os demais ministros do Tribunal de Contas da União elogiaram a solução dada pelo governador Mauro Mendes, em parceira com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para o problema que se arrasta há anos na BR-163 e que tem deixado não só um gargalo na logística, mas ceifado a vida de centenas de mato-grossenses em acidentes. O investimento em recurso próprio será de R$ 1,2 bilhão. A proposta do governo ainda precisa da aprovação colegiada da ANTT. Pelo modelo até então em vigor, com relicitação, a previsão é que as obras só iniciariam em cinco anos.