O ministro da Agricultura, Neri Geller, recomendou para a Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio (CTLOG), integrada por representantes do setor público e privado, para concentrar esforços em estudos e propostas que possam resultar na conclusão da BR-163 da divisa de Mato Grosso e Pará até Santarém, onde está o porto. São cerca de mil km de extensão e a pavimentação vem sendo feita nos últimos 4 anos. Estima-se que cerca de 30% do total ainda não foram asfaltados. Via Santarém, seria cerca de US$ 25/tonelada menor em relação ao escoamento via porto de Santos (SP). Geller também apontou a necessidade de concluir a da BR-242, de Sorriso (campeão nacional em produção de soja) até Ribeirão Cascalheira (MT), da BR-158, de Barra do Garças a Redenção (PA). Ele também pediu apoio para a Ferrovia Centro-Oeste -FICO- que passará por diversas cidades no Médio Norte e terá terminal de grãos em Lucas do Rio Verde.