O governador Mauro Mendes defendeu o traçado da Ferrogrão, que no projeto original liga Sinop a Miritiuba (PA) com 933 km de extensão e na etapa seguinte com extensão até Lucas do Rio Verde e Sorriso, alavancará a logística do escoamento de grãos de Mato Grosso. Mauro analisou que é um investimento privado, desenvolvido e sugerido ao governo federal pelos produtores e pelas tradings de grãos, com a ideia central de criar uma alternativa ao porto de Santos (SP) e melhorar a logística da região centro-norte, com extensão total de 1.072 km, “R$ 21 bilhões em investimentos privados, geração de mais de 400 mil empregos diretos e indiretos e arrecadação de R$ 5 bilhões com a operação”. “Essa ferrovia ficaria responsável pelo escoamento de mais de 50% da exportação de grãos de Mato Grosso proporcionando redução de R$ 50 por tonelada no frete do escoamento de grãos produzidos no Estado”, aponta Mauro. “Os ganhos são inegáveis, com valor do frete despencando e competitividade elevada dos produtos brasileiros no exterior. Temos, portanto, um caminho para justamente atenuar o tão criticado “custo Brasil”.