O deputado estadual Alexandre Cesar (PT) esclareceu hoje, na sessão da Assembleia, que o Zoneamento Socioeconômico e Ecológico (ZSEE) não vai barrar o desenvolvimento em Mato Grosso. O pronunciamento se deu em razão da população ainda ter muitas dúvidas sobre a mensagem 25/08 (Projeto de Lei nº 273/08) da política de zoneamento no Estado. “Há uma certa comoção em relação ao zoneamento porque a agropecuária está presente em todo Mato Grosso e as pessoas temem o encerramento da atividade produtiva, caso a categoria da região não seja a de área consolidada ou a consolidar. No entanto isso não vai acontecer, nenhuma atividade será encerrada ainda que esteja dentro da categoria quatro, em Unidades de Conservação de Uso Sustentável”, elucidou.
Segundo o parlamentar há um certo pânico desnecessário em torno do zoneamento. “Mesmo na maioria das áreas propostas para Unidade de Conservação há diretrizes para haver o uso sustentável, a fim de que não ocorra a supressão de atividades produtivas, pelo contrário haverão linhas de crédito, de financiamento”, disse.
Por fim o petista, que é relator da Comissão Especial de ZSEE, afirmou que o zoneamento é a garantia de que o Estado vai superar o modelo desmatador que o coloca nas manchetes da mídia internacional e se desenvolver com respeito ao meio ambiente. “O zoneamento não é um instrumento para frear o desenvolvimento, pelo contrário, ele vai assegurar que nós não vamos matar a galinha dos ovos de ouro”, ponderou Cesar.