PUBLICIDADE

Zona eleitoral de Guarantã do Norte será instalada ainda este mês

PUBLICIDADE

A criação/instalação das próximas Zonas no interior ocorre ainda neste mês, em Brasnorte, Cotriguaçu, Aripuanã, Nova Monte Verde, Guarantã do Norte e Ribeirão Cascalheira. As segunda e terceira etapas do remanejamento de Zonas Eleitorais promovido pelo TRE de Mato Grosso implicou na reimpressão de cerca de 370 mil títulos de eleitor. A maioria desses documentos pertence a eleitores de Cuiabá e Várzea Grande. A entrega dos documentos obedecerá a um planejamento que será anunciado em entrevista coletiva na terça-feira (14/03), pelo corregedor eleitoral desembargador Antonio Bitar Filho. A entrevista será às 14h, no prédio do TRE (Avenida do CPA, 4.750).

O remanejamento foi iniciado em 2004, quando o Pleno do TRE/MT decidiu alterar a distribuição geográfica das 60 Zonas Eleitorais. A distribuição ainda refletia a realidade dos anos 70/80. Denominado “Justiça Eleitoral mais próxima do cidadão”, o projeto visou instalar sedes de regiões eleitorais em cidades mais afastadas ou em franco desenvolvimento, ampliar a presença da Justiça Eleitoral nas regiões Araguaia, Nortão e Noroeste do Estado, e corrigir distorções históricas, como a inexistência de Juízos Eleitorais exclusivos para gerir as eleições em cidades no Pantanal.

No total, serão remanejadas 12 Zonas Eleitorais, além da uma mudança de sede dentro da mesma jurisdição. Cuiabá, que tinha 11 Zonas, ficou com apenas seis regiões. É a cidade que terá o maior número de títulos de eleitor reimpressos: 143 mil. É seguida por Várzea Grande, que perdeu uma Zona Eleitoral e teve reimpressos 78 mil títulos de eleitor. O remanejamento, nestas duas etapas (a segunda ocorreu no final do ano passado), atingirá eleitores de 22 cidades.

A reimpressão dos títulos foi necessária porque o remanejamento das Zonas Eleitorais também provocou mudança no número de seções eleitorais. Em Cuiabá, por exemplo, com a extinção (Juízos Eleitorais remanejados para o interior) das Zonas 56, 53, 48, 50 e 38, todos os títulos foram reimpressos porque os eleitores votarão em seções que pertencem, respectivamente, às Zonas 1, 37, 39, 51 e 55. Para se ter um exemplo, os bairros da região do Coxipó eram divididos entre as Zonas 38 e 55. Agora, todos os pertencem à uma única Zona Eleitoral.

As mudanças de Zona e de seção eleitoral não provocaram alteração de local de votação. Mesmo assim, no dia da eleição, as seções eleitorais apresentarão cartazes com os números antigo e novo. A entrega do documento, conforme disciplina contida em Provimento da Corregedoria Regional Eleitoral, deve ocorrer até o dia 1° de outubro, o dia da eleição para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE