Política

Yanai planeja criar secretaria municipal de Segurança Pública em Sinop para integrar trabalho das forças

A criação de uma secretaria municipal de Segurança Pública está entre as prioridades do médico Jorge Yanai (Podemos), candidato a prefeito. Ciente de que a segurança trata-se de uma atribuição do Estado, ele quer criar a pasta para aproximar as forças de segurança como Polícia Militar, Bombeiros e Guarda Municipal de forma que elas trabalham integradas, a exemplo do que é feito em Sorriso.

“Vamos fazer com que a secretaria trabalhe de forma mais abrangente e eficiente para a população. Um bom exemplo de como isso funciona é em Sorriso. Vamos adaptar para a realidade e necessidades de Sinop”, explicou, ao Só Notícias, acrescentando que espera aumentar a prevenção e diminuir a criminalidade. “A segurança só vai ser eficiente se estas forças trabalharem de forma conjunta”.

Com a criação da secretaria, o candidato acredita que será mais fácil formalizar parcerias, incluindo a transferência de renda para que o município possa auxiliar o Estado, seja fornecendo imóveis ou mobiliário para os militares.. “A relação fica mais forte. Se estivermos organizados em forma de secretaria, a gente ajuda o próprio Estado”, destacou.

Também está nos planos de Yanai “regularizar” a Guarda Municipal e promover treinamento adequado para que ela “possa usar com plenitude a capacidade de proteger a população”.

Só Notícias/Marco Stamm (foto: assessoria)