PUBLICIDADE

Yanai discute no Senado aproveitamento hídrico de rios de MT

PUBLICIDADE

Em sessão da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, do Senado Federal, o senador Jorge Yanai (DEM) discutiu sobre o aproveitamento dos recursos hídricos de trechos dos rios Juruena, Teles Pires e Tapajós em Mato Grosso e no Pará. A discussão girou em torno de dois projetos de Decreto Legislativo, que limitavam a utilização destes rios, situados no interior, ou às margens de reservas indígenas homologadas e demarcadas, para fins exclusivamente de transporte fluvial.

De acordo com informações da assessoria do senador, a principal contestação, tanto de Yanai, como dos outros senadores presentes, foi em torno do fato de o projeto excluir a utilização dos rios citados para qualquer outra atividade, que não o transporte fluvial, tal como a construção de usinas hidrelétricas ou eclusas para navegação. Na discussão desse item, o presidente da Comissão, senador Valter Pereira, solicitou à Yanai que presidisse a sessão, para assumir a relatoria.

O projeto foi aprovado com emendas, como a que garante o aproveitamento do potencial energético dos rios ou a que considera aprovado o projeto da hidrovia caso o órgão indigenista competente não se manifeste no prazo de noventa dias, contados da entrega do projeto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT inaugura na segunda nova sede do Laboratório Central; R$ 34,3 milhões

O governo de Mato Grosso entrega, nesta segunda-feira (1º),...

Ao lado do governador, multinacionais anunciam parceria para mais três usinas de etanol em MT

Após reunião com o governador Mauro Mendes, duas multinacionais...
PUBLICIDADE