PUBLICIDADE

Wilson Santos reverte no TSE reprovação de contas de campanha

PUBLICIDADE

Dois anos e 5 meses após deixar a prefeitura de Cuiabá, o ex-prefeito Wilson Santos (PSDB) consegue vitória sobre um dos processos que podem ter colaborado para sua derrocada no embate eleitoral das eleições de 2010, quando disputou o governo de Mato Grosso. Em decisão monocrática, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Arnaldo Versiani, deu provimento à recurso interposto por Wilson no período das eleições gerais. A ação contrapôs a rejeição pela Justiça Eleitoral de contas de campanha do gestor relativas a 2008. Reprovação do balanço subsidiou adversários para pedido de impugnação da candidatura do tucano. Wilson, que retoma de forma tímida a participação no mundo da política, pode usar a decisão do TSE como suporte para nova "arrancada".

Avisa que estuda meios jurídicos para se possível, ser ressarcido pelo que entende ter sido um grande prejuízo moral e eleitoral. Pedido de impugnação foi impetrado pela coligação "Mato Grosso Para Todos", aliada do então candidato à reeleição, Silval Barbosa (PMDB). Wilson Santos estuda mecanismo jurídico "como forma de reparação".

O pedido de impugnação do registro do tucano soou no período como estratégia para os adversários políticos, como é comum durante campanhas eleitorais. A boataria de que Wilson estava sob a égide da inelegibilidade, esvaziou em parte o campo dos aliados políticos, que foram migrar em outros campos. Garantiu a legitimidade como postulante sob júdice, obtendo liminar junto à Justiça Eleitoral.

Agora, depois de passar por um longo período afastado do contexto político, atuando como consultor e professor, o ex-prefeito questiona pontos como a negativa da Justiça de Mato Grosso, que balizou a reprovação das contas e ainda a demora para conclusão do procedimento.

Do ponto de vista jurídico, não será fácil obter êxito. É a opinião do advogado, especialista em direito eleitoral, Sílvio Salata, que também é coordenador consultivo da Comissão de Direitos e Prerrogativas do Advogado da OAB e membro efetivo da Comissão de Assuntos do Poder Judiciário da OAB-SP.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ex-governador de Mato Grosso diz que aliados levaram “nocaute” com prisão de Bolsonaro

Presidente de honra do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em...

Lançada licitação para construir túnel em rodovia entre Cuiabá e Chapada; R$ 54 milhões

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) publicou...

Governo de MT paga servidores e injeta mais de R$ 800 milhões na economia

Os servidores públicos do governo de Mato Grosso recebem...

Secretária e prefeito inauguram unidade regional da SEMA em Sinop

Foi inaugurada, ontem, sede da unidade desconcentrada da secretaria...
PUBLICIDADE