PUBLICIDADE

Wilson renuncia; Chico Galindo é empossado prefeito

PUBLICIDADE

Wilson Santos não é mais prefeito da capital. Ele acaba de renunciar para ser candidato a governador. A carta de sua renúncia foi lida, há instantes, na sessão extraordinária da Câmara de Cuiabá. O vereador Pastor Washington (PRB) faz a leitura da carta onde Wilson expõe os motivos que o levaram a renunciar. Em seguida, o presidente do legislativo, Deucimar Silva (PP), declarou vago o cargo de prefeito e convocou o vice, Chico Galindo para tomar posse, em solenidade prestigiada por diversas lideranças políticas. O prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio (PMDB), aliado de Wilson, também participou.

Wilson governou Cuiabá por 5 anos e 3 meses. Ex-vereador e ex-deputado federal, será a primeira vez que concorrerá ao governo de Mato Grosso. Sua pré-candidatura foi definida, há poucos dias, quando ficaram prontas as pesquisas Ibope e Vox Populi onde ele teve leve vantagem sobre o senador Jayme Campos (DEM), com quem firmou acordo para quem estivesse melhor (entre os 2) seria o candidato do bloco a ser formado entre PSDB, DEM, PTB e demais siglas.

No último dia como prefeito, Wilson esteve, pela manhã, na Assembleia, prestigiando a posse do novo governador, Silval Barbosa, que deve ser seu adversário na disputa pelo governo. “A orientação que passei ao meu sucessor, Chico Galindo, é que procure fazer todos os convênios e parcerias com o Governo do Estado. Colocar Cuiabá acima de tudo. Mesmo porque Cuiabá merece. Esperamos que os investimentos que não foram feitos nos últimos anos aconteçam sequencialmente, a partir de agora”, disse.

Chico Galindo, uma das principais lideranças petebistas no Estado, ocupará o cargo mais importante em sua carreira política.  Galindo foi eleito em 2006 deputado estadual e, em 2008, foi candidato a vice na chapa com Wilson. Ele manterá praticamente todo o secretariado. Fez 5 mudanças. O procurador-chefe, Ussiel Tavares, pediu exoneração para cuidar do seu escritório de advocacia. O secretário de Educação, Carlos Carlão, deixa a prefeitura para concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa. Assume em seu lugar o ex-vereador por Cuiabá, Permínio Pinto. O secretário de Esportes, Aurélio Augusto, dá lugar ao vereador Neviton Fagundes (PRTB), que é formado em Educação Física. O vereador Adevair Cabral (PDT) deixa a Secretaria de Cultura em maio, para voltar à Câmara e disputar a presidência da mesa diretora.

A primeira dama Adriana Bussiki permanece no Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU) até as convenções marcadas para junho, quando deixa o staff de Chico Galindo para se dedicar à campanha. Ainda não estão definidos os substitutos na Procuradoria Geral, Cultura e IPDU. Chico Galindo disse apenas que o próximo procurador-geral da prefeitura deve promover profundas mudanças na pasta, trocando todos os procuradores que não são concursados.

(Atualizada às 09:21h)

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE