PUBLICIDADE

Wellington explica como pretende criar a Universidade Federal de Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: Só Notícias/arquivo)

A criação da Universidade Federal de Sinop faz parte do plano de governo do senador Wellington Fagundes (PR) que concorre ao governo do Estado. Ele tem dito durante a propaganda eleitoral que pretende criar universidades federais em Sinop e em Barra do Garças, mas as instituições já estão nestas cidades com câmpus vinculados à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A diferença, explicou Fagundes ao Só Notícias, é que as novas seriam nos moldes das que existem em Cuiabá e em Rondonópolis, com autonomia financeira e administrativa, tendo orçamento e reitores próprios.

“A criação destas universidades proporciona a vocação da autonomia regional. A autonomia traz a oportunidade de a universidade discutir mais de perto com a comunidade, cria cursos que possam promover o desenvolvimento regional, tanto a de Sinop como a de Barra do Garças, como foi com a criação da Universidade Federal de Rondonópolis. Mato Grosso é muito grande e com certeza nós temos condições de ter quatro universidades federais funcionando porque nós temos quatro grandes regiões e que estão em desenvolvimento”, explicou.

De acordo com Fagundes, uma faculdade independente tem condições de atender melhor as necessidades regionais, gera novos empregos qualificados e não tira recursos da UFMT. “A criação de uma nova universidade no estado não representa tirar recursos daquela existente. Nós vamos trazer mais recursos de Brasília e a Universidade Federal tem um orçamento próprio muito grande. Só para se ter uma ideia, o orçamento da Universidade Federal de Mato Grosso é maior do que o orçamento da nossa capital”, destacou.

A criação da universidade é uma atribuição federal, que não compete ao governador. Neste sentido, o republicano pretende trabalhar o apoio com as bancadas de deputados do Centro Oeste e dos estados amazônicos.

“Como governador eu vou liderar a bancada federal, com a experiência que tenho de seis mandatos como deputado federal e senador, tendo um bom relacionamento com toda a bancada. Nós vivemos num país federativo, então o governador tem muito mais poder e o papel de liderar uma região. Em Mato Grosso nós temos um aspecto muito importante, Mato Grosso está geograficamente na região amazônica e na Amazônia legal. Nós pertencemos tanto à região Centro Oeste quanto à região amazônica. Eu vou trabalhar para liderar, junto com os governadores, as bancadas do Centro Oeste e as bancadas da região amazônica”, disse Fagundes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria atende mais de 13 mil pessoas em Mato Grosso

Gerenciado pela secretaria estadual de Assistência Social e Cidadania...

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...
PUBLICIDADE