O candidato a governador Wellington Fagundes (PL) pretende criar, se eleito, o programa ‘saúde na ponta do dedo’, com tecnologia e inteligência artificial para integrar a rede, facilitar o acesso a consultas e exames e acelerar diagnósticos. A proposta inclui aplicativo com prontuários e histórico clínico, marcação de consultas e exames pelo celular, teleconsultas, digitalização de exames de imagem e uma Central de Laudagem.
Para reduzir filas e deslocamentos, o candidato defende o fortalecimento dos hospitais regionais, ampliando a capacidade de atendimento perto de onde os pacientes vivem e evitando que casos que poderiam ser resolvidos na atenção básica evoluam para situações de maior complexidade.
Wellington também defende ações de saúde mais preventivas com maior integração entre Estado e municípios. Wellington destacou o papel estratégico dos agentes comunitários de saúde e de endemias, que estão presentes diariamente nas comunidades e podem ajudar o poder público a identificar problemas antes que eles se agravem.
No setor de média e alta complexidades, Wellington defendeu a conclusão e o fortalecimento dos hospitais em andamento, como Tangará da Serra, Juína e Confresa, ampliação do funcionamento do Hospital Central e a transformação de unidades com atendimento limitado em estruturas de “porta aberta”. Também citou a implantação de hospitais universitários em Rondonópolis e Sinop.
O plano de governo amplia as propostas para áreas como saúde materno-infantil, doenças crônicas, vacinação, saúde bucal, saúde mental, atendimento às pessoas com TEA, saúde do idoso, reabilitação e transplantes. Também prevê a ampliação de cirurgias e exames por meio do aproveitamento da capacidade ociosa da rede privada, informa a assessoria.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


