O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Márcio Vidal, levou ao 70º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, realizado na Paraíba, um inédito sistema de controle de gastos de campanhas eleitorais. O juiz Lídio Modesto da Silva Filho, que acompanhou o presidente do TRE no Encontro, detalhou o funcionamento do sistema.
"A ideia é fazer a integração de duas ferramentas de combate à corrupção e controle de gastos de campanhas eleitorais, que já existem e são eficazes: o aplicativo de celular Caixa 1, desenvolvido pela Regional de Mato Grosso; e o Sistema de Controle Concomitante de Financiamento de Campanha (Sicof), que foi criado pelo TRE de Minas Gerais. Esse sistema já foi apresentado ao TSE e agora levamos ao conhecimento dos presidentes de todas as Regionais para que a ideia seja comprada e utilizada em todo o Brasil", ressaltou o juiz Lídio Modesto.
Além de apresentar o projeto de controle de gastos de campanhas eleitorais, o desembargador Márcio Vidal apresentou aos demais presidentes os três pilares que conduzem a gestão 2017/2019 do TRE-MT, pautados no desenvolvimento da tecnologia; cooperação entre os órgãos públicos e aproximação com a sociedade.