O vice-presidente nacional do Democracia Cristã (DC), Manoel Aldeni Alves da Silva, esteve em Sinop e manifestou que o partido deve lançar o presidente da estadual em Mato Grosso, Jorge Yanai, ao Senado. As articulações prosseguem para formar a chapa com primeiro e segundo suplentes que devem ser de outras regiões, considerando que Yanai é de Sinop.
De acordo com Manoel, o eleitor busca candidatos ficha limpa, experientes e competentes para as eleições de 2022. “Jorge compactua com a honestidade, o setor humanitário e o social. Eu vi tudo isso em minha visita, não somente para a agricultura, educação, ou medicina, mas como uma pessoa que está habilitada para representar a família brasileira. Com isso eu posso afirmar, Jorge Yanai simboliza muito bem o Democracia Cristã”, afirmou o vice-presidente, através da assessoria.
Yanai já foi deputado estadual, segundo suplente do senador Jonas Pinheiro que acabou falecendo e ele passou a ser 1º suplente. Em 2010, Yanai exerceu mandato de senador por 4 meses sendo o primeiro senador de origem nipônica a ser senador. Em 2014, compôs como suplente de Wellington Fagundes e ano passado foi candidato a prefeito de Sinop.