O vice-presidente da República, Michel Temer destacou, hoje, em Cáceres, o foco social das operações do Ministério da Defesa em região de fronteira, ao visitar a Ação Cívico-Social (Aciso) realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, com oferta de serviços de saúde e cidadania à população. As ações integram a agenda do Ministério da Defesa que realiza na Fonteira Brasil-Bolívia, a Operação Ágata 06.
"Com foco no social a operação têm realizado um trabalho extraordinário para as populações de fronteiras como o que ocorreu hoje na Escola Técnica", afirma o vice-presidente, acrescentando a incorporação de todas as forças na ação e o envolvimento de vários setores da sociedade.
A Aciso mobilizou mais de 100 profissionais das instituições parceiras para a oferta de uma série de serviços na área médica, odontológica, vacinação, testes de glicemia e HIV e orientação e prevenção à saúde , além de direitos e cidadania, como atualização e realização de Cadastro Único e Cartão do SUS e emissão de carteira de trabalho, entre outras ações, incluindo espaços culturais e atividades voltadas para crianças, jovens e idosos.
Para o Ministro da Defesa Celso Amorim, além do combate a delitos ambientais e fronteiriços, como o trafico de drogas, a operação Ágata 6 proporciona um maior entrosamento entre as próprias forças armadas e Ação cívico-social para as comunidades. "Isto demonstra o compromisso do governo da presidenta Dilma com políticas asseguradas pela presença do Estado nas fronteiras", destaca o ministro.