O segundo vice-presidente da Assembleia de Mato Grosso, Pedro Satélite (PSD), acredita que o “bom senso” deve imperar na disputa pela presidência da nova mesa diretora, cuja eleição ocorre em setembro. O atual presidente, Guilherme Maluf (PSDB) e o 1º vice-presidente, Eduardo Botelho (PSB) já manifestaram a intenção de concorrer, mas por enquanto, nenhum cedeu sobre a possibilidade de um acordo. O temor é por um “racha” na base governista.
Apesar da disputa, Satélite afirmou que houve avanços no atual modelo da mesa. “O bom senso sempre existiu […] Sou deputado há 7 mandatos, cinco como titular e 2 de suplente, e foi a primeira vez que houve uma participação direta do Poder Executivo. Que o governador (Pedro Taques) entendeu que seria melhor tal grupo, tal segmento de deputados que apoiaram o governo e tal, e isso aconteceu em Mato Grosso. Onde o deputado Botelho e Guilherme Maluf, atual presidente, ganharam a eleição na condução da mesa”, disse ao Só Notícias.
O parlamentar ainda acrescentou. “E eu pela primeira vez faço parte como segundo vice-presidente e isso demostra que melhorou porque conseguimos economizar. A Assembleia tem mais de R$ 100 milhões em caixa e já devolveu R$ 20 milhões, dos quais foram adquiridas 140 ambulâncias que serão entregues agora, dentro de 15 dias”.
O líder do governo, Wilson Santos (PSDB), já declarou que o Executivo não vai interferir na eleição e defendeu um acordo para chapa consensual.