PUBLICIDADE

Vice-prefeita e secretários suspeitos de desvio de dinheiro público em Mato Grosso são afastados

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Polícia Civil cumpriu esta manhã, 23 mandados de busca e apreensão contra investigados por um esquema de corrupção envolvendo setores da administração pública de Ribeirão Cascalheira (781 quilômetros de Cuiabá) e uso da máquina pública para fins particulares. A operação Tanque Cheio resultou no afastamento da vice-prefeita Isabel Fernandes Santos de Castro, do presidente da Câmara dos Vereadores, Paulo Schuh, além dos secretários de Obras, Finanças, Saúde e do chefe do Setor de Compras do município.

Os mandados são cumpridos nas secretarias alvos da investigação, em residências de agentes políticos e empresas. Uma empresa na cidade de Bom Jesus do Araguaia também foi alvo das buscas e apreensões, informou a Polícia Civil. A investigação da Delegacia da Polícia Civil de Ribeirão Cascalheira teve início a partir da denúncia de que servidores e terceiros, sem vínculo com a administração municipal abasteceriam veículos particulares em postos de combustíveis em nome da prefeitura. 

Segundo a corporação, as investigações tiveram início à verificação preliminar das informações e constatou a existência de um forte esquema de desvio de combustível. “Os indícios reunidos também apontam que máquinas da prefeitura realizavam trabalhos em propriedades particulares, como fazendas e chácaras. Além do abastecimento, contas particulares também eram pagas com os cartões de abastecimento da prefeitura de Ribeirão Cascalheira. Foram coletados elementos substanciais que apontam a ocorrência de associação criminosa, peculato, corrupção passiva e falsidade ideológica”, infomou

O delegado Flávio Leonardo Santana Silva pediu e a Justiça determinou buscas e apreensões, afastamento cautelar dos suspeitos, entre outras medidas necessárias para a continuidade das investigações. A representação encaminhada pela Polícia Civil teve parecer favorável do Ministério Público e foi deferida pelo juízo da Vara Única de Ribeirão Cascalheira. Segundo o delegado, os elementos apontam que o esquema criminoso pode ser mais extenso. “Por meio dessas medidas, será possível entender o seu funcionamento, extensão dos crimes cometidos e demais autores envolvidos”, explicou Flávio Leonardo. 

As investigações apontam ainda que o esquema ocorreu também durante a pandemia. “Fato que torna o crime mais reprovável. Além de pôr fim ao esquema criminoso, as investigações objetivam revelar a extensão dos prejuízos causados aos cofres públicos e possibilitar a restituição desses valores”, pontuou o delegado. 

As informações são da assessoria da Polícia Civil.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Caminhonete capota após colisão com carro em Sinop

O acidente envolvendo a Fiat Strada verde e a...

Mulher é assassinada pelo ex-companheiro em Lucas do Rio Verde; filha ferida

Uma mulher identificada como Antonieta Barroso dos Santos, de...

Mulher é baleada após suposto disparo acidental do marido em Colíder

Uma mulher de 28 anos foi socorrida após sofrer...
PUBLICIDADE