PUBLICIDADE

Vice-governador defender parceria com militares para fortalecer a educação de Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O vice-governador Otaviano Pivetta destacou a importância da colaboração entre educadores e militares para a continuidade e expansão das Escolas Cívico-Militares em Mato Grosso. A declaração foi feita durante o evento de Formação das Escolas Estaduais Cívico-Militares, realizado na Assembleia Legislativa, com a participação de 500 militares que irão atuar nas unidades do Estado.

“Investir na educação é garantir um futuro melhor para nossos jovens. Os militares terão um papel fundamental em fortalecer o ambiente escolar, trazendo mais segurança e disciplina. No entanto, essa transformação só será possível com o trabalho conjunto dos nossos educadores, que são a base dessa mudança. Contamos com todos para construir a educação que queremos para os mato-grossenses”, afirmou Otaviano Pivetta.

A iniciativa foi liderada pelo vice-governador para aumentar o número de escolas militares sem comprometer o efetivo da Segurança Pública, permitindo a atuação de militares da reserva em atividades extracurriculares e na gestão escolar.

O modelo cívico-militar mantém o currículo tradicional da secretaria estadual de Educação (Seduc), com professores responsáveis pelo ensino, enquanto os militares contribuem para a organização e disciplina das unidades. Os profissionais passaram por processo seletivo para atuar como Apoio Técnico Especializado Cívico-Militar e Inspetor Cívico-Militar.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, ressaltou os resultados positivos do modelo, especialmente em áreas vulneráveis, como o bairro Pedra 90, em Cuiabá. “O modelo tem mostrado resultados positivos, especialmente em locais com grandes desafios, como evasão escolar e violência. No Ideb de 2023, sete das 10 escolas com as melhores notas são cívico-militares, o que comprova a eficiência e integração desse modelo”, afirmou.

Atualmente, Mato Grosso conta com 31 escolas cívico-militares. Até março, o número deve chegar a 100 unidades, ampliando a oferta de ensino para milhares de jovens mato-grossenses.

A solenidade contou também com a presença da coordenadora das Escolas Militares e Cívico-Militares do Estado, tenente-coronel Nágila Brandão, do coronel Josiel Borges, do Corpo de Bombeiros, e do tenente-coronel Anthony César, da Polícia Militar.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Concluído lançamento de vigas para obras de complexo viário no Mato Grosso

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) informou,...

Avança projeto de deputado de MT que condiciona desapropriação para reforma agrária

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural...

Justiça aprova criação de nova zona eleitoral em Sinop

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso...
PUBLICIDADE