O tema segurança pública foi abordado pelos parlamentares na sessão de ontem. Sebastião Garcia (PMDB) destacou que alguns acontecimentos não são previsíveis. “Infelizmente, alguns fatos pegam todos de surpresa, como foi o caso desse último acontecimento bárbaro na cidade, mas tenho certeza que a segurança no município vai melhorar na atentiva de evitar crimes dessa proporção”, cobrou.
O parlamentar Elder Biazus (PPS) também falou a respeito. “Eu apresentei uma indicação ao prefeito no ano passado que tem o entendimento de que todo o município que possui guarda municipal constituída, tem direito a verba do Governo Federal. Então vou levar até o prefeito Marino Franz (PPS) algumas sugestões para que façamos um plano de segurança pública para Lucas do Rio Verde”, falou.
O vice-presidente Raimundo Filho (DEM) vem cobrando a construção de uma capela mortuária capaz de suprir as necessidades locais. “Já passamos no limite de começar a construir! Nós vereadores somos unânimes de cobrar do Poder Executivo o início dessa capela que dará uma tranqüilidade a toda a população”, cobrou.
O vereador Pedro Góes (PPS) adiantou que já está praticamente acertada a contratação de um guarda para vigiar o cemitério local. “Já conversei com o prefeito e ele se mostrou favorável para que seja coibido o ataque de vândalos ao cemitério. Então quero deixar a população tranqüila, aqueles que têm ali seus entes queridos sepultados”, falou.
O vereador Mano questionou o Poder Executivo em cobrar multas de alguns comerciantes que abriram seus estabelecimentos em dias de feriado. “Eu recebi a reclamação, principalmente de mercados que abrem aos domingos e feridos, mais especificamente no dia do aniversário do município e no dia da Padroeira local. Existe um amparo legal para que elas possam trabalhar já que pagam um taxa de funcionamento e o poder Executivo incoerentemente, despreparado, notificou esse comerciantes. Fui à prefeitura, mostrei a ilegalidade das multas e o dinheiro foi devolvido aos comerciantes”, disse.
A parlamentar Marli Hedt (PPS) retomou os trabalhos depois de 30 dias de licença. Ela parabenizou um profissional da saúde luverdense, que busca sempre a melhor qualificação. “O doutor Fabio Argenta foi o único participante mato-grossense a acompanhar, no Recife, um congresso médico sobre hipertensão, a fim de se qualificar e desempenhar o melhor trabalho aos moradores de Lucas e região”, aplaudiu.
Também volta aos trabalhos, após 30 dias de licença, o parlamentar Marcio Pandolfi (PPS). Ele já está com novos projetos em fase de desenvolvimento. “Um dos projetos que vou me empenhar bastante se refere a carências nutricionais a fim de atender a todas as crianças entre 0 e 5 anos deste município que estão subnutridas. O trabalho será executado pelos agentes de saúde que avaliarão a carência nutricional das crianças”, adiantou.
“Uma sessão bastante extensa. Os vereadores estão empenhados em elaborar projetos que não seja de cunho político, portanto quando é apresentado um projeto assim gera alguma discussão. Então hoje acredito que os vereadores amadureceram mais e vão apresentar projetos de cunho social”, destacou o presidente da casa de leis, Nestor Albrecht (DEM).