A Câmara de Santo Antônio do Leverger (34 km ao sul de Cuiabá) cassou, esta noite, o mandato do prefeito Valdir Ribeiro (PT). Dos 11 vereadores, 10 votaram favoráveis ao relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada há cerca de 2 meses e decretaram a perda do mandato do petista que é acusado de não prestar contas aos parlamentares ignorando os requerimentos aprovados no legislativo municipal. Somente Luiz Felipe (PDT) se absteve de votar.
Nos requerimentos, os parlamentares cobram informações sobre gastos de recursos públicos com obras no município, principalmente de infraestrutura consistente no patrolamento de estradas vicinais. Autor da denúncia que motivou a CPI, o vereador Adelmar Genésio Gálio (Pros) afirma que foram 132 requerimentos aprovados e encaminhados ao prefeito desde o começo de 2014, mas que foram ignorados pelo gestor que, insistia, 'em sonegar as informações requisitadas'.
No lugar de Gálio, quem votou foi o suplente da coligação, Hamilton José e Silva (PMDB) convocado para votar no do autor do pedido de CPI. A estratégia, segundo Adelmar, está amparada pela Lei Orgânica do Município.A CPI foi presidida pelo vereador Ugo Padilha (DEM), e teve Sérgio Potrich (PR) como relator. O vereador Marcelo Queiroz (PDT) também integrou a Comissão na condição de membro titular.
A sessão foi acompanhada por dezenas de moradores que lotaram a galeria da Câmara de Leverger.