Na sessão dessa segunda-feira (27) os vereadores votaram e aprovaram todas as matérias em pauta. Dois projetos de lei, dez indicações, duas emendas substitutivas e um parecer. O único requerimento em pauta, que pede dados sobre o relatório final da comissão que analisou o processo de licitação da compra de um ônibus e uma Van, da Planan, feita pela Prefeitura, foi retirado de pauta a pedido do autor, presidente da Câmara, José Pedro Serafini, “Pedrinho”, (sem partido). Dois projetos de lei e um veto foram encaminhados às comissões.
Foi durante a 41ª sessão que os vereadores definiram as diretrizes para o desenvolvimento de Sinop nos próximos dez anos com a aprovação do Plano Diretor (PD). Desde a década de oitenta, conforme a Lei Orgânica Municipal, a Câmara aguarda o envio do projeto que determina as regras de expansão do município. Foram necessárias três votações para entendimento entre os parlamentares que apresentaram nove emendas ao PD. São substituições que se referem ao uso e ocupação do solo, delimitação de área urbana, entre outras. Agora, o projeto será encaminhado para ser sancionado e, assim que aprovado, as novas regras começam a valer.
O plenário aprovou, em primeira votação, o decreto legislativo que concede o Título de Cidadã Honorária Benemérita a Maria Aparecida de França Guerra. Ela é responsável pelo Projeto de Restauração de Vidas, desenvolvido pelo centro de recuperação de dependentes químicos Ebenézer. Conforme o primeiro secretário, Juarez Costa (PMDB), autor do decreto, a homenagem é o reconhecimento pelo trabalho que Maria Aparecida desenvolve na área social, especialmente na recuperação de dependentes.
Durante a sessão os vereadores entregaram as moções de aplauso a juíza da 22ª Zona Eleitoral, Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva, como forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido durante o pleito eleitoral em Sinop e região durante as eleições de outubro, ao professor de sociologia, José Carlos Garcia, por trazer alunos para acompanhar os trabalhos do Legislativo como forma de politização dos jovens, e a Mercedes Leondina Reinehr, que nos dois anos dessa legislatura não deixou de assistir a nenhuma sessão.
Entre as indicações aprovadas estão a que pede o patrolamento das Ruas 1 e 2 do Bairro Chácara de Lazer São Cristóvão, do segundo secretário Mauro Garcia (PPS); a que solicita a limpeza das valas dos canteiros centrais das avenidas, principalmente as ruas localizadas no centro da cidade, apresentada pelo vereador Tião da São Camilo (PMDB); a do vereador Chicão do Varejão (PFL) que pede a construção de uma ponte para interligar os bairros Jardim das Oliveiras e Maria Carolina; a que indica a implantação de iluminação pública nos bairros Jardim São Paulo I e II, feita pela vereadora Sinéia Abreu; e a que pede a instalação de um telefone público na Rua França, no bairro Menino Jesus, apresentada pelo vice-presidente, Gilson de Oliveira (PP).