
O deputado Pedro Satélite disse, nesta 3ª, que pretende se reunir com o governador Pedro Taques (PDT) para iniciar as negociações para implantação do empreendimento. “Sabemos que não é de imediato, porém, eu não tenho nenhuma dúvida que a secretaria vai aprovar o estudo e vai ser demonstrada a viabilidade”, apontou. Para Satélite, outras cidades poderiam receber o empreendimento, entretanto, Guarantã se destaca pela localização (divisa com o sul do Pará). “Vai ajudar na exportação pelos portos de Miritituba e Santarém. Com a duplicação da BR-163, que deve sair em breve, a logística vai melhorar muito e temos que nos prevenir para o que vai acontecer daqui dois anos. Este porto será importantíssimo para a classe produtora”, ressaltou.
Porto seco é um terminal intermodal terrestre diretamente ligado por estrada, via férrea ou aérea, e funciona como um depósito alfandegado localizado na zona secundária (fora do porto organizado), geralmente no interior. Pode receber as cargas ainda consolidadas, podendo nacionalizá-las de imediato ou trabalhar como entreposto aduaneiro. Dessa forma, o porto seco armazena a mercadoria do importador pelo período que este desejar, em regime de suspensão de impostos.


