A polícia investiga o assassinato do vereador José Maria Bastos (PTB), ontem, em Apiacás (535 km de Sinop), no extremo Norte. Ele estava em um girico, com outras cinco pessoas, trafegando na Estrada Mutum, a cerca de 12km da cidade, quando foi atingido por tiros de espingarda calibre 12. A suspeita, segundo o delegado regional Josué de Jesus, é de emboscada. “A estrada é fechada e o atirador estava escondido na mata. Ninguém viu”, explicou, ao Só Notícias.
Os tiros de espingarda calibre 12 acertaram a cabeça e a mão do parlamentar, que morreu praticamente na hora. Os possíveis motivos ainda são apurados. “O vereador era muito conhecido na região, mas ainda não temos informações se estava recebendo ameaças ou não”, salientou o delegado, que se deslocará amanhã, ao município, para apurar mais informações sobre o caso.
Segundo o presidente da câmara, vereador Osvaldo Pereira Dias, José Maria estava a frente, há alguns anos, de um projeto para assentar algumas famílias em uma gleba no município. “Tivemos informação que ele pediria licença da câmara porque estaria sofrendo ameaças”, completou.
O corpo de José Maria Bastos está sendo velado na Câmara de Apiacás e o sepultamento está marcado para às 15 horas. Ele tinha 50 anos, residia há cerca de 20 anos em Apiacás e estava em seu terceiro mandato. Deixou cinco filhos.
(Atualizada às 10h38)