PUBLICIDADE

Vereador cobra nomes de servidores contratados por OSCIP em Sinop

PUBLICIDADE

O vereador Wollgran de Lima (DEM) cobrou, por meio de um requerimento, dados sobre o quadro de servidores lotados na Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), Adesco (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Centro-Oeste), que presta serviços de saúde ao município. Ele pede seja fornecida a relação nominal. Disse na tribuna que pediu à agência os dados, mas não obteve êxito.

Em outubro, o juiz da Sexta Vara da Comarca, Mirko Vincenzo Giannotte, acatou parcialmente ação civil do Ministério Público Estadual e determinou à prefeitura que abstenha-se de prover cargos públicos por meio de contratações temporárias, salvo se comprovadas as situações de excepcionalidade traçadas na Constituição Federal. Contudo, negou o pedido para imediata realização de concurso público, alegando que a ação ficaria “esvaziada”, o que  classificou como “temerário” e vedado pela legislação.

Só Notícias teve acesso à sentença, na qual o magistrado apontou que em face dos esclarecimentos prestados pela prefeitura, “nota-se que as contratações temporárias amparadas nas leis municipais ora impugnadas atenderam às condições constitucionais, […] foram por tempo determinado (180 dias) e demonstraram a necessidade temporária de interesse público e interesse público excepcional”. Ele explicou que “decisão não esgota o objeto da ação, mas tão somente regulamenta as hipóteses de contratação temporária no município, no sentido de que, se houver necessidade, sejam atendidas as condições constitucionais”.

O Ministério Público apontava que as leis propostas para as contratações, diante das justificativas nesse regime, não atenderiam realmente o caráter de “excepcionalidade”, além das prorrogações serem indevidas. Destacava que médicos, professores, apoio técnico, auxiliares e motoristas estavam sendo contratados na modalidade, refutando a  justificativa da prefeitura, que não teria condições de fazer concurso público, por atingir o limite prudencial de gasto com pessoal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vídeo: UFMT deve concluir este ano reformas em blocos do câmpus de Sinop

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

Prefeito prevê que duplicação da BR-163 de Lucas a Mutum fique pronta até o final do ano

O prefeito Miguel Vaz (Republicanos) disse, em entrevista na...

Lucas do Rio Verde atinge 67,8 km de ciclovias e é líder em MT

Levantamento divulgado hoje pela prefeitura apontou que Lucas do...

Sinop: câmara votará projeto de domicílio tributário eletrônico

Os vereadores começam a apreciar, nesta segunda-feira, o projeto...
PUBLICIDADE