O vereador Valdir Mathias, conhecido como Barbeirinho, entrou com uma ação no Ministério Público de Colíder, ao qual anexou um abaixo-assinado com 300 assinaturas, denunciando a falta de água nos bairros Cidade Alta e Jardim Vitória, em Itaúba. Segundo o documento enviado ao MP, os bairros chegam a ficar mais de 3 dias sem água.
Os vereadores já tentaram se reunir com o prefeito Levino Heller para resolver o problema. De acordo com o vereador, a promotora de Colíder deu um prazo até dia 11 para que a prefeitura de Itaúba solucione o problema que afeta tanto os moradores.
O prefeito Levino Heller admitiu que o racionamento em uma parte da cidade realmente está existindo e que a prefeitura não tem dinheiro em caixa no momento para furar outro poço, o que resolveria o problema. “Custaria em torno de R$100 mil e no momento, não temos condições”, disse ele.
O prefeito destacou que em 2001, com a aprovação dos vereadores, o serviço de água foi repassado “para uma empresa que não fez, nos 4 anos que ficou à frente do serviço, nenhuma manutenção, nem ampliação nem nada. Nós entramos na Justiça e conseguimos reaver para o município o sistema de distribuição de água, mas como está bastante sucateado, estamos tendo esses problemas”, afirmou.
Heller destacou que a prefeitura está buscando recursos para resolver o problema.