A câmara municipal concedeu, ontem, moções de aplausos para 168 pessoas que, em 1986, realizaram um abaixo-assinado para tornar Vera município, deixando de ser distrito de Sinop. Os 23 anos de emancipação política foram comemorados no último dia 13 de maio. Ontem (27), foi o aniversário dos 37 anos de fundação. Em 1972, liderado por Enio Pipino, Ulrich Grabert e outros, Vera começou a ser formada.
As homenagens aos pioneiros e lideranças foram feitas pelo prefeito Moacir Giacomelli, (PR), o presidente da Câmara Edson Bornann, vereadores e o secretário de Obras, Manoel Terto. "Somos gratos a estes pioneiros que conseguiram mudar a história de lugar que era distrito de Sinop e deverão ser lembradas sempre como lideres, guerreiros, que somando forças, conseguiram a emancipação", declarou o prefeito Giacomelli.
Foram muitas as histórias contadas sobre o nome da cidade, mas a oficial foi contada pelo mais importante colonizador dessa cidade, Manuel Gomes (in memorian), segundo ele o nome de Vera foi escolhido por dois grandes motivos, o primeiro deles é uma homenagem ao primeiro nome dado ao Brasil Ilha de Vera Cruz e o outro motivo foi a vontade dos desbravadores da época fazerem uma homenagem às mulheres do campo, por isso algumas cidades da Gleba Celeste, não só Vera, receberam nomes de mulheres.