segunda-feira, 27/maio/2024
PUBLICIDADE

Venda de carros novos bate recorde com fim com IPI

PUBLICIDADE

A proximidade do aumento das alíquotas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) fizeram com que um novo recorde de vendas fosse registrado no mês de setembro. No nono mês do ano, o número de automóveis e comerciais leves emplacados em todo o Brasil registrou alta de 19,85% em comparação a agosto. Em setembro, foram vendidas 296.651 unidades, contra 247.525 um mês antes.

O recorde anterior, havia sido registrado em junho deste ano, quando os consumidores foram levados às compras devido à incerteza de uma nova prorrogação do benefício. No sexto mês do ano, 289.792 unidades foram comercializadas.

Os dados foram divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) nesta quinta-feira (1). Segundo a Federação, nos nove primeiros meses do ano foram realizados 2,211 milhões de emplacamentos de comerciais leves e autos. Frente aos nove primeiros meses do ano passado, houve alta de 5,49%.

Mercado
Ainda segundo a Fenabrave, a alta nas vendas de setembro não devem ser atribuídas apenas ao benefício do IPI reduzido. "Apesar da crise, o desempenho das vendas de automóveis e comerciais leves foi positivo, uma consequência não apenas da redução da alíquota do IPI, mas também devido à oferta de crédito", afirmou o presidente da entidade, Sérgio Reze.

Ele também lembra que, já nesta quinta-feira (01), o imposto sofre um aumento, mas considera que não deverá causar grandes impactos nas vendas de carros. "Com a volta do imposto, as vendas de veículos devem retrair um pouco devido, inclusive, à antecipação das compras. Mas não causará grande impacto. O fim do benefício chega num momento em que a economia está praticamente restabelecida, há oferta de crédito e consumidores confiantes", disse.

Caminhões e motos
No nono mês de 2009, foram emplacados 10.082 caminhões, o que representa alta de 18,46% frente a agosto.

Entre as motos, os emplacamentos chegaram a 139.686 unidades em setembro, 2,29% a mais do que no mês anterior.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: prefeito confirma retomada do programa Arranca Safra

As melhorias nas estradas vicinais, através do programa Arranca...

Prefeito inaugura dia 7 uma das maiores escolas em Nova Mutum

O prefeito de Nova Mutum, Leandro Felix, confirmou que...

Aprovada concessão para construção de estacionamento exclusivo para caminhões em Lucas

A câmara de vereadores aprovou, esta manhã, por unanimidade,...

Secretaria em Sinop estabelece prazo de um mês para regularização de catadores

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável...
PUBLICIDADE