Pichar monumentos e muros, quebrar bancos de praças, roubar peças que estão nas ruas e danificar o patrimônio público de uma forma geral é crime. Em Nova Mutum, há exemplos dessa falta de respeito. 70% das placas de sinalização dos nove lagos que compõe o Parque Ecológico de Nova Mutum, fixadas no último dia 03, haviam sido destruídas no dia seguinte. É a segunda vez que vândalos agem desta forma.
Nelas havia orientação que é proibido pescar, nadar, circular de veículo e para preservar a natureza. Eram totens de ferro fixados com concreto no solo, sendo que as várias placas indicativas ficavam presas a estrutura.
“Algumas pessoas não compreendem que trata-se de um local de contemplação, onde se pode praticar caminhada e estar mais perto da natureza. São vândalos”, explicou o engenheiro Cesar Araujo, que acompanha desde o início a estruturação do local.
Ele denunciará o vandalismo para a polícia . O engenheiro denuncia também que além de tomar banho nos lagos, adolescentes e até adultos estão quebrando árvores que ficam nas imediações, circulando com veículos em trilhas que são exclusivas para pedestres e ciclistas e danificando a estrutura como um todo.
O Parque Ecológico de Nova Mutum é composto por nove lagos artificiais construídos ao longo do Córrego Bujuizinho, estendendo-se entre a Avenida das Seriemas, na região Sul da cidade, até a Avenida das Garças, na região Norte. Devido a ações predatórias ao longo dos últimos 20 anos, o córrego secou e as margens foram devastadas. A construção dos lagos foi à forma encontrada para revitalizar o local e fazer com que a comunidade ajude na sua preservação.


