PUBLICIDADE

Valtenir, Eliene e Bezerra disputam coordenação da bancada de MT

PUBLICIDADE

Os deputados federais Valtenir Pereira (PSB), Carlos Bezerra (PMDB) e Eliene Lima (PSD) disputam a coordenação da bancada no Congresso Nacional. Os nomes dos três parlamentares foram listados após reunião da bancada, no Congresso Nacional. Atual coordenador, deputado Homero Pereira (PSD), abriu mão de disputar a recondução ao posto. Ele passa por tratamento de saúde e poderá prorrogar pedido de licença.

Não foi marcada data para a próxima reunião, que deverá definir o substituto de Homero, mas a partir de hoje, as articulações estarão em alta no Congresso. Valtenir Pereira, já aventado para a função em exercícios anteriores, vem arregimentando apoio entre os representantes da bancada. Conta com simpatia com alguns parlamentares e poderá ampliar o campo de respaldo. Ele tem ainda pela frente uma outra batalha: convencer os parlamentares de que sua escolha irá assegurar a manutenção do bom relacionamento da bancada com o governo federal. É que nessa seara, é levado em conta o fato de o presidente nacional do PSB, governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ser virtual candidato à presidência, em 2014. O PSB, teoricamente, faz parte da base de sustentação do governo Dilma Rousseff (PT).

Eliene Lima conta com apoio direto do PSD, partido idealizado pelo ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e deverá receber aceno de líderes partidários de Mato Grosso. Em tempo, o PSD mantém-se na linha da independência sobre o governo Dilma Rousseff, mas mantém laços estreitos com o governo federal em relação a Mato Grosso.

Carlos Bezerra, presidente do PMDB estadual, deverá buscar apoio da nacional peemedebista, leia-se o vice-presidente da República, Michel Temer. Dono de grande experiência na carreira política, que lhe rende trânsito aberto no Congresso, Bezerra também é visto como via positiva para ocupar a função. Nesse enredo, parlamentares como o coordenador da bancada do Centro-Oeste, deputado federal Wellington Fagundes (PR), serão “disputados” em torno do esperado apoio. Cabe ao coordenador de bancada liderar a defesa das ações da bancada e de interesse do Estado junto ao Congresso e o governo federal. A gestão é anual.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE