Entre os oito parlamentares da bancada federal mato-grossense, o deputado federal Valtenir Pereira (PSB) foi o que mais apresentou projetos de lei, no primeiro semestre. São 44 em tramitação. O segundo deputado federal mais ativo é o tucano Nilson Leitão. Até junho, ele havia apresentado 34 projetos de lei, seguido do deputado Wellington Fagundes (PR) com 33.
O deputado federal peemedebista Carlos Bezerra (PMDB) é autor de 30 projetos de lei. Júlio Campos (DEM) contabilizou 18 projetos, enquanto Eliene Lima (PSD) outros 11.
Na contramão deste levantamento está o deputado federal Pedro Henry (PP) que não apresentou projeto de lei este ano. Outro que também não teve nenhuma matéria apresentada, de janeiro até agora na Câmara dos Deputados é o Homero Pereira (PSD). No entanto, vale lembrar que o parlamentar vem enfrentando problemas de saúde como a descoberta de um câncer no estômago.
Ele já passou por algumas intervenções cirúrgicas e pediu afastamento de suas funções na câmara por duas vezes para tratamento médico. Antes de sair de licença, ele era coordenador da bancada de Mato Grosso e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária.