quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

UTIs em Sinop devem funcionar em 60 dias

PUBLICIDADE

A inauguração da estrutura de 10 leitos de UTI’s-Unidade de Terapia Intensiva, no Hospital Santo Antônio em Sinop foi muito comemorada, agora há pouco, não apenas pelas lideranças políticas, mas por profissionais da área de saúde e lideranças religiosas. A obra com aproximadamente 463m², é fruto de uma parceria com benfeitores da Alemanha, que resultaram no investimento de 197 mil Euros (cerca de R$ 700 mil)
Uma parte veio do Banco de Desenvolvimento e Cooperação Econômica da Alemanha, e outra pela fundação do médico alemão Josef Wennemann que desde a década de 90 ajudou a construir o hospital. O médico alemão foi muito alogiado pelas lideranças políticas e religiosas de Sinop pela louvável iniciativa. Amigo há décadas do padre Karl Thaller, que é vigário geral da diocese sinopense, Wennemann conheceu Sinop nos anos 80 e ficou comovido com a pequena estrutura que a cidade tinha na área de saúde. Foi quando resolveu liderar o grupo que construiu o hospital Santo Antonio. Agora, “presenteia” Sinop com mais esta importante obra.

O secretário Helder Humburanas disse que a Secretaria Estadual de Saúde já doou os equipamentos para os 10 leitos, que já estão disponíveis e devem chegar em no máximo 15 dias. Ressaltou também que os leitos atenderão não só Sinop, mas toda a região, inclusive o sul do estado do Pará.

O prefeito Nilson Leitão relatou da importância para Sinop ser sede desta ala de UTI’s, visto que é a primeira em todo o interior de Mato Grosso, “Vamos perpetuar efetivamente como pólo de saúde. Vamos crescendo cada vez mais, vamos completando, ou preenchendo as lacunas que uma região tem em relação a saúde. E é claro que UTI, quando se trata de UTI, principalmente atendimento de tratamento de câncer, aí sim é diferenciado. Poucos municípios ou  poucas regiões do Brasil tem esse tipo de atendimento, tanto que onde tem, é referencia. Então muita gente saiu daqui para tratar em Curitiba, Presidente Prudente, Cuiabá. Agora não. Agora Sinop tem essa referência para atender todo Nortão de Mato Grosso”.

As UTI’s deverão funcionar em no máximo 60 dias, e atenderão pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e dois leitos para pacientes conveniados à planos de saúde. Conforme João Carlos Girardi, diretor financeiro do hospital, após chegar os equipamentos, que custam cerca de R$ 1 milhão, deverão contratar os médicos que estarão fazendo os atendimentos. Helder Ressaltou também, que no mês de setembro será inaugurado o centro cirúrgico, que já está em fase de acabamento, e que também faz parte do projeto da construção das UTI’s, e mais 28 leitos que estão sendo construídos com recursos próprios do hospital.

A solenidade contou com a presença do idealizador do hospital em Sinop e médico Josef Wennemann, que mora na Alemanha, o prefeito Nilson Leitão, o deputado Dilceu Dal Bosco, vice-prefeito Aparecido Granja, Bispo Diocesano Dom Gentil Delazari, secretário Municipal de Saúde Helder Humburanas, todo o conselho diretor do hospital e vereadores.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Assembleia adia votação das mudanças do Fethab destinando verbas para institutos

A Assembleia Legislativa adiou a segunda votação do projeto...

Prefeitura no Nortão comprará mais de 10 novos veículos

O poder executivo em Feliz Natal (110 quilômetros de...
PUBLICIDADE