O Poder Executivo sancionou esta semana o projeto de lei, de autoria do vice-presidente da Câmara, vereador Leocir Faccio (PDT), subscrito pelos demais parlamentares, que altera e cria novos dispositivos na lei 611/1997 que regulamenta o serviço de táxi no município. A lei torna obrigatória a instalação de taxímetro nos veículos. A nova proposta altera para 60 mil o número de habitantes necessário para a obrigatoriedade de uso dos aparelhos registradores.
De acordo com Leocir, o taxímetro é essencial para o cálculo de uma tarifa exata, pois em Sorriso hoje não existe uma tabela de preços e, por isso, a cobrança é livre e acertada no ato da corrida entre passageiros e taxistas. “O taxímetro dará mais credibilidade ao trabalho dos taxistas, já que haverá uma padronização dos preços”, diz Faccio.
Na opinião do parlamentar, com a implantação do aparelho não haverá exploração, nem abuso de passageiro e taxista. “O preço cobrado será igual para todos”.
A lei determina ainda novos dispositivos, como os fatores a serem considerados no cálculo da tarifa e os casos de adicionais que serão incorporados ao valor, como as situações de bandeira 2, os limites quanto à bagagem e a hora parada.
Os donos de táxis terão um prazo de 6 meses para instalar os taxímetros nos veículos. O não cumprimento da lei incorrerá em penalidades.
(Atualizada às 09:38h em 13/6)