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UNESIN avalia que duplicação da BR-163 de Sinop ao Gil sairá mais rápido com governo assumindo concessão

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Só Notícias (fotos: assessoria/arquivo)

O presidente da comissão BR-163 da União das Entidades de Sinop, advogado Eduardo Chagas, analisou que a decisão do governo do Estado, em assumir a gestão da BR-163 de Sinop até a divisa com Mato Grosso do Sul, “vai ser de grande valia até porque só teria uma nova licitação e uma nova empresa assumiria essa concessão daqui aproximadamente dois anos”, disse, referindo-se a saída da Rota do Oeste, que deixa de ser a concessionária. “Logicamente, essa formalização do termo de ajustamento de conduta pela Agência Nacional de Transporte Terrestre com a MT PAR (empresa do governo do Estado) abrevia a retomada das obras tão importantes para Mato Grosso, além do mais no cronograma de obras a partir do ano 2023, tem alguns trechos prioritários e dentre eles a travessia urbana aqui da cidade de Sinop”, disse ao Só Notícias.

A UNESIN, que reúne 24 associações e sindicatos em Sinop, reforçou, o movimento liderado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Mato Grosso com diversas entidades cobrando da atual concessionária que cumprisse o contrato para fazer as obras emergenciais, como a duplicação de Sinop ao Posto Gil (230 km). A empresa não fez e acabou concordando em devolver a concessão ao governo federal. Com o aval do Tribunal de Contas da União (TCU) e o termo de ajustamento, firmado há poucos dias com o governo federal (ANTT), a MT Par – governo do Estado – deve consolidar até dezembro todo o procedimento burocrático assumindo a concessão e a Rota deixando de ser a concessionária. A empresa investirá R$ 1,2 bilhão a curto prazo.

Esta semana, o governador Mauro Mendes divulgou um cronograma das obras que serão executadas após o governo do Estado assumir a concessão da BR-163, entre as prioridades estariam as obras do trecho de travessia urbana em Sinop, entre os quilômetros 823 e 834, com início em 2023 e conclusão no ano seguinte. Outro trecho prioritário é o que começa no posto Gil e vai até Nova Mutum, cerca de 100 quilômetros, a previsão é para começar ano que vem e concluir em 2025, mesmo prazo previsto para as obras do quilômetro 321 ao 353, na rodovia dos Imigrantes, em Cuiabá.

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