sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Unemat pede apoio da Câmara de Sinop para concretizar doação de prédio

PUBLICIDADE

A direção da Universidade Estadual de Mato Grosso de Sinop reuniu-se, semana passada, com o presidente da Câmara, Jose Pedro Serafini, pedindo apoio para efetivar a doação do prédio do centro educacional, onde há universidade está instalada há mais de 10 anos, para que seja sede própria do campus. O diretor Aumeri Carlos Bampi pediu apoio do presidente e vereadores para agilizar o processo de doação do prédio, aprovado pela câmara atendendo iniciativa do prefeito Nilson Leitão, que sancionou a lei 812/2004, autorizando a doação da área de 33,513 m2, há mais de um ano.

O prefeito decidiu fazer a doação do prédio, avaliado em mais de R$ 2 milhões, para a Unemat mas, em troca, cobrou do Governo do Estado, a construção de uma escola municipal para abrigar os alunos que estudam, pela manhã e à tarde, no centro educacional. Até agora, o governo do Estado não sinalizou com a “permuta”.
Ano passado, foi mencionado que o Estado investiria cerca de R$ 400 mil para fazer uma escola abrigando as crianças que estudam no centro educacional, que ficaria como sede definitiva do campus, onde estudam mais de 1.500 acadêmicos. O campus oferece seis cursos: A Unemat de Sinop oferece atualmente seis cursos: letras, pedagogia, matemática, administração, ciências contábeis e econômia. No segundo semestre, está previsto o curso de engenharia civil.

O presidente da câmara, José Pedro Serafini, disse ao coordenador Aumeri Bampi que o processo está na Procuradoria Jurídica do Estado que deverá dar um parecer sobre o assunto. Pedrinho assegurou, por intermédio de sua assessoria, que o Legislativo não medirá esforços para agilizar o processo. “Vamos tentar uma audiência com o governador Blairo Maggi e discutir o assunto. Sabemos da importância da universidade para nosso município e também queremos que ela cresça e invista cada vez mais, pois assim temos a certeza de um ensino com mais qualidade formando melhores profissionais”, assegurou o presidente.

Aumeri destacou a importância em efetivar a doação do prédio para que a universidade possa continuar com a aplicação de investimentos (construções) na área. “Fizemos um grande investimento. Construímos salas, terminamos o anfiteatro, enfim, melhoramos as condições do prédio”, apontou. “Essa doação definitiva para a Unemat é importante para que tenhamos uma garantia de que o prédio realmente é da universidade”, defendeu. Além de pedir apoio para a agilização da doação do prédio, os coordenadores também apresentaram o projeto que a UNEMAT vem desenvolvendo na reserva R-7, localizada nos fundos da Unemat que transforma a área em Parque Ecológico. Entre os projetos de pesquisas que estão sendo desenvolvidos na reserva estão a recuperação da fauna e da flora, a minimização dos impactos ambientais, e outros, além da recuperação e preservação do córrego Marlene (afluente do rio Telles Pires) que corta a reserva. Segundo a coordenadora de gestão da reserva, Valquiria Carvalho, 9,6 mil mudas de plantas nativas, como Ipê, Jatobá, Ingá, Jambo, e outras foram plantadas na área. O objetivo, conforme ela, é torná-lo modelo para região.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Militar prende dois acusados de duplo homicídio em Mato Grosso

Um homem e uma mulher, suspeitos de duplo homicídio,...

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...
PUBLICIDADE