PUBLICIDADE

Tudo pronto para nova eleição de prefeito neste domingo em duas cidades

PUBLICIDADE

Eleitores de dois municípios mato-grossenses voltam às urnas, neste domingo, para eleger os prefeitos, após a Justiça Eleitoral ter anulado os pleitos de outubro por crimes eleitorais praticados pelos prefeitos eleitos em Novo Horizonte do Norte (170 km de Sinop) e em Araguainha, neste domingo.

Cerca de 230 pessoas, entre mesários, servidores, juízes, policiais, colaboradores e auxiliares, estarão trabalhando. Foram disponibilizadas 40 urnas eletrônicas, encaminhadas pelos Cartórios Eleitorais aos locais de votação neste sábado. Com um orçamento de R$ 60 mil, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso realiza as primeiras eleições suplementares ao pleito municipal de 2008. “Os eleitores desses municípios terão uma nova oportunidade para escolher o melhor para a cidade”, reforçou o presidente do TRE, desembargador Evandro Stábile.

Nas duas cidades, o eleitorado habilitado a votar será o mesmo do último pleito, assim como a estrutura de urnas e mesários convocados em 2008. Para garantir o julgamento de possíveis demandas jurídicas oriundas das eleições extemporâneas, o pleno do TRE designou o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Rui Ramos, para atuar em regime de plantão nas eleições.

A votação começa às 8h e transcorrerá até as 17h. Após o encerramento da votação, os mesários emitirão os boletins de urna, com a apuração do resultado de cada sessão eleitoral. A previsão é de que, até as 19h a população dos dois municípios conheça oficialmente os novos prefeitos das cidades.

Em Araguainha e Novo Horizonte do Norte os prefeitos eleitos tiveram as candidaturas cassadas após reprovação das contas de gestão pelo Tribunal de Contas do Estado e da União (TCE e TCU). As decisões que decretaram a inelegibilidade dos candidatos, eleitos com mais de 50% dos votos válidos, foram mantidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinou a realização do novo pleito majoritário nos dois municípios.

Em Novo Horizonte do Norte serão utilizadas 11 urnas, distribuídas em 11 sessões. São três locais de votação, um na zona urbana, possuindo nove sessões eleitorais, e dois na zona rural, cada local com uma sessão. Participarão da eleição no município 44 mesários, além de auxiliares, motoristas e demais colaboradores, totalizando cerca de 150 pessoas. O município possui 2.645 eleitores. Cerca de 30 policiais civis, militares e federais cuidarão para que não ocorram incidentes durante a eleição. O juiz Douglas Bernaredes Romão comandará o pleito extemporâneo.

No município disputam o cargo majoritário a coligação “A vontade do povo” (PPS/PR/DEM), com o candidato, Waldecir de Sá, e “Compromisso com Novo Horizonte” (PMDB/PP/PT/PTB,) com o candidato João Antônio de Oliveira (João do Mercado).

ARAGUAINHA
No município que possui o menor eleitorado de Mato Grosso, com apenas 1.005 eleitores, as eleições extemporâneas tem a contribuição de 12 mesários previamente treinados pela Justiça Eleitoral. Três urnas eletrônicas serão distribuídas em três sessões eleitorais instaladas na Escola Municipal Paulo Lopes Teixeira.
Sob o comando do juiz Carlos Augusto Ferrari, participarão em torno de 60 colaboradores, entre motoristas, cozinheiros, mesários, auxiliares e outros. Para garantir a segurança dos eleitores de Araguainha, 20 policiais militares estarão presentes no local de votação.

Foram habilitados a concorrer ao executivo municipal de Araguainha a coligação “Araguainha Novos Tempos” (PT /PTB/PPS/DEM/PSB), com o candidato ao cargo majoritário, José Ocifarne Ferreira (Zezinho), e o candidato isolado pelo Partido da República (PR), Arnaldo Barreto.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...
PUBLICIDADE