PUBLICIDADE

TSE mostra perfil do eleitor de Mato Grosso

PUBLICIDADE

O cenário político de Mato Grosso dos próximos quatro anos será definido, na maior parte por eleitores analfabetos, semi-analfabetos e que sequer saíram do nível de escolaridade considerado básico, o que corresponde a conclusão dos ensinos fundamental ou médio. Uma média de 74,83% do eleitorado mato-grossense encontra-se nesta modalidade e deverá comparecer às urnas na eleição de outubro.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do total de 2.095.825 mato-grossenses aptos a votar nas eleições de outubro em 141 municípios, 118.999 (5,68%) afirmam ser analfabetos ao passo que 319.262 (15,23%) garantem ter domínio somente de leitura e escrita. O número de mulheres analfabetas chega a 60.852 (51,14%). Na mesma condição, estão 58.031 (48,77%) homens. O levantamento da Suprema Corte Eleitoral aponta números exatos que abrangem todo o Estado, não há informações específicas dos municípios que mais concentram analfabetos ou pessoas de baixa escolaridade. Os dados mais recentes são referentes a julho, dois meses após encerrar limite dado estipulado pela Justiça para regularização de cadastros na esfera eleitoral.

O número de 753.176 (35,94%) corresponde aos eleitores que não concluíram o primeiro grau, ou seja, abandonaram os estudos na fase que corresponde da primeira a oitava série. O levantamento revela ainda que 376.776 (17,98%) dos eleitores não concluíram o segundo grau que corresponde do primeiro ao terceiro ano do ensino médio. Dos eleitores com escolaridade básica, 154.390 (7,37%) afirmam ter concluído o primeiro grau, ao passo que 248.117 (11,84% asseguram ter concluído o segundo grau. Com nível de escolaridade compreendido de de terceiro grau, ou seja, curso universitário concluso, somente 3,47% dos eleitores mato-grossenses estão nesta modalidade, o que corresponde a 72.693. As mulheres com diploma universitário são a maioria com 41.243 (56,74%), já os homens são 31.421 (43,22%). Com nível superior incompleto, estão 51.771, uma média de 2,47% do total do eleitorado. Nesta modalidade, estão 29.391 (56,77%) e homens 22.366 (43,2%).

No levantamento consta que houve "empate técnico" quando se compara o a dominância do sexo do eleitorado. O número de homens corresponde a na comparação do eleitorado 1.064.885 (50,81%) e mulheres a 1.030.051 (49.15%).

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE