O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Henrique Silva, declarou prejudicado recurso em decisão monocrática e manteve o registro do candidato a vice-prefeito em Barra do Garças, Sandro Saggin (PSD), pela coligação “Unidos Pelo Desenvolvimento”. A coligação “Rumo A Um Novo Tempo”, da candidata a prefeitura Andreia Soares (PR), recorria da decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), que também havia negado recurso e manteve o registro dele, diante da tentativa de impugnação pela falta de desincompatibilização. Apesar dos trâmites, nenhuma das chapas venceu a eleição majoritária.
Na decisão, Henrique apontou que “segundo consta do sítio eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (Eleições, Eleições 2012, Estatísticas, Resultado da Eleição), a chapa do recorrido, candidato ao cargo de vice-prefeito do município de Barra do Garças pela Coligação Unidos Pelo Desenvolvimento, obteve 5.287 votos na última eleição, ficando em terceiro lugar, com 17,51% dos votos válidos”.
Assim, ele acrescentou que “consta do Sistema de Divulgação de Registros de Candidaturas 2012, que os candidatos das demais chapas majoritárias que concorreram na localidade tiveram seus pedidos de registro deferidos, sem indicação da interposição de recurso”. Destacou que por isso, “não há mais interesse jurídico na análise do presente recurso, pois o indeferimento do registro do recorrido, que ficou em terceiro lugar no pleito majoritário, não traria nenhum efeito prático”.
Roberto Farias (PSD) foi eleito prefeito com 14.238 votos, equivalentes a 47,16% do total válido, pela coligação ‘União por Barra do Garças”. Seu vice é Mauro Piauí (PRB).