PUBLICIDADE

TSE mantém indeferida candidatura em Alta Floresta

PUBLICIDADE

O ministro do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, manteve indeferido o registro do candidato a vereador Amarildo Thomas de Araújo (PSDB), que concorreu sub judicie, no pleito de 7 de outubro, em Alta Floresta, obtendo 48 votos. Ele recorria da decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) que acatou recurso do Ministério Publico Eleitoral (MPE) e reformou a decisão de deferimento, em primeira instância. O motivo foi a ausência de quitação eleitoral, à vista, do não recolhimento de multa decorrente de ausência às urnas. A decisão monocrática saiu em sessão ontem.

Amarildo argumentou “violação ao art. 11, § 10, da Lei nº 9.504/97, uma vez que, tão logo intimado da existência do débito, providenciou o respectivo pagamento, situação que se enquadra na ressalva contida no citado dispositivo”, também apontando “existir divergência jurisprudencial quanto ao prazo prescricional para cobrança das multas eleitorais”.

Na decisão monocrática, o ministro destacou que “após assentar a prescrição da multa alusiva à ausência às urnas em 2000, o TRE-MT indeferiu o registro do recorrente, por constatar que este também não votou nas eleições 2006, não tendo providenciado o recolhimento da respectiva pena pecuniária até o momento da formalização da candidatura”.

Conforme Só Notícias já informou, o TSE também manteve em decisões publicadas em sessão, ontem, indeferidas duas candidaturas a vereadores em Sinop. A de Orico José Ferreira Bilhalva (PSL) foi negada pela ausência de documentações. Ele teve 121 votos. Já de Paulo Henrique Fernandes de Abreu (PDT), o “Paulinho Abreu”, foi pela ausência da comprovação da filiação partidária e também o requerimento intempestivo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto inclui parque em Mato Grosso em programa de desestatização

Um projeto de decreto legislativo, do deputado Junio Amaral...

Justiça eleitoral cria quatro novos locais de votação em Nova Mutum

A Justiça Eleitoral confirmou a criação de quatro novos...
PUBLICIDADE