PUBLICIDADE

TSE cancela mais de 325 mil títulos de eleitores

PUBLICIDADE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta sexta-feira que foram cancelados 325.528 títulos de eleitores falecidos entre janeiro de 2004 e fevereiro de 2006. A lista foi obtida após o cruzamento de dados do Cadastro Nacional de Eleitores com registros de óbitos fornecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A partir de agora, o cruzamento dos dois bancos de dados será feito mensalmente para a depuração do Cadastro Nacional de Eleitores.

Os estados com maior número de títulos cancelados por falecimento são: São Paulo (74.230 títulos), Rio de Janeiro (59.743), Bahia (33.299), Minas Gerais (27.653) e Pernambuco (15.735). Nas zonas eleitorais instaladas no exterior foram cancelados apenas 25 títulos.

Conforme o TSE, as inscrições são canceladas pelo sistema depois de constatada a coincidência entre nome do eleitor, filiação e data de nascimento. Para evitar qualquer possibilidade de erro, o sistema busca, automaticamente, registros de alistamento, transferência, revisão, pedido de segunda via, quitação de multa justificativa de ausência às urnas e outras operações realizadas após a data do óbito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE