O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio, assinou nesta quarta-feira (13), os diplomas do presidente da República reeleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente, José Alencar. Os documentos serão entregues amanhã (14), em solenidade marcada para as 19h no Plenário do Tribunal.
As fotos do diploma, assinado pelo presidente do TSE, podem ser baixadas do Banco de Imagens do site do Centro de Divulgação das Eleições, que pode ser acessado pelo link agencia.tse.gov.br (sem o www).
Confeccionados sem custo pela Casa da Moeda do Brasil, os diplomas são obra do designer Guilherme Tardin. São predominantemente verdes e a moldura foi feita em calcografia, um trabalho especial em guilhoceria, ornato composto de linhas onduladas que se cruzam simetricamente (do francês, guilloché).
A impressão das Armas da República, na parte superior do diploma, foi feita em tinta oticamente variável, mudando do carmin ao verde quando o documento está inclinado. Há ainda a representação dos palácios do Planalto e da Alvorada, a imagem estilizada da bandeira nacional, composta de fundos de segurança especiais e da palavra Brasil, centralizada na região inferior da moldura.
Também faz parte do diploma a escultura Guerreiros, de Bruno Giorgi, mais conhecida como Dois Candangos, em uma homenagem aos que chegaram ao Planalto Central vindos de todas as partes do país, principalmente do Nordeste, e que ajudaram a construir Brasília.