PUBLICIDADE

TSE analisa 2 últimos recursos de candidatos em Sinop

PUBLICIDADE

Faltam ainda dois processos para o Tribunal Superior Eleitoral encerrar as apreciações de recursos dos candidatos a vereadores que tiveram o registro indeferido no pleito de outubro, em Sinop. O mais aguardado é do vereador Ademir Bortoli (DEM), que busca a reeleição, obteve 1.714 mil votos e concorreu sub judice, quantidade que pode garantir a ele (que teve o registro negado por falta de documentações), o segundo mandato.

Caso Bortoli consiga reverter sua situação, seus votos seriam considerados válidos e, com isso, alteraria o quociente eleitoral (o número de cadeiras que cada coligação tem direito base na quantidade de votos válidos e o número de vagas). Atualmente, este quociente é de 3.552 votos. Ou seja, a coligação que conseguir este mínimo, conquista uma vaga. Se conseguir o dobro, fica com duas e assim sucessivamente. No caso dos votos de Bortoli serem contabilizados, o número de votos válidos aumentaria e, com isso, o quociente saltaria para 3.666 votos.

A coligação da qual o vereador faz parte, e engloba os partidos PDT, PTB, PPS e DEM, ficou com 6.987 votos, consolidando um (Cláudio Santos) e um segundo pela sobra (professor Wollgran). Mas com a validação dos votos, passaria a contar com 8,7 mil. Ou seja, conseguiria o dobro do quociente eleitoral e ficando com duas cadeiras consolidadas (Claudio Santos e Bortoli) no parlamento sinopense.

O outro processo que ainda deve ser analisado é do suplente de vereador Valdir Sartorello (PSDB), que também concorreu sub judice e obteve 473 votos. Se houver aval, o Tribunal Regional Eleitoral deve realizar recontagem dos votos para estabelecer a situação do candidato, se pode ocupar função na suplência por exemplo.

Esta semana, a ministra Lautira Vaz, acatou recurso em decisão monocrática e concedeu o registro de candidatura ao vereador Paschoal Hidalgo (PSDB), o Paschoal da Cerâmica, que busca a reeleição. Ele concorreu sub judice em outubro, obteve 897 votos. O TRE também deve realizar recontagem dos votos para estabelecer a situação do candidato.

O TSE espera julgar todos os recursos até dia 19. Atualmente, o tribunal já julgou 81% dos 7.742 casos envolvendo registro de candidatura que chegaram desde agosto- restam 1.455.

São considerados eleitos, neste momento, pela justiça eleitoral em Sinop:

Ticola (PMDB) – 2.117 votos
Negão (PSD) Semáforo – 1.914
Claudio Santos (DEM) – 1.790
Mauro Garcia (PMDB) – 1.724
Dalton Martini (PP) – 1.598
Professor Hedvaldo (PSB) – 1.498
Fernando Brandão (PSB) – 1.494
Ticha (PMDB) – 1.488
Julio Dias (PT) – 1.379
Carlão Coca Cola (PSD) – 1.255
Francisco Junior (PMDB) – 1.162
Fernando Assunção (PSDB) – 1.089
Roger Schallenberger (PR) – 1.033
Professor Wolgran (DEM) – 853
Neiva da Alvorada (PMDB) – 845

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE