PUBLICIDADE

Trump assina decreto que impõe tarifa de 50% ao Brasil

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou hoje um decreto que impõe uma tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros, elevando o total para 50%. A ação confirma o número que o político do partido republicano apontou na carta que mandou ao presidente Lula neste mês.

A medida foi anunciada como resposta a ações do governo brasileiro que, segundo a Casa Branca, representam uma ameaça “incomum e extraordinária” à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA.

A decisão declara uma nova emergência nacional com base na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional de 1977 (IEEPA). Conforme o comunicado, a ordem executiva foi impulsionada por ações do governo brasileiro que estariam afetando negativamente empresas norte-americanas, infringindo direitos de liberdade de expressão dos cidadãos dos Estados Unidos e ameaçando interesses estratégicos da nação.

A Casa Branca cita os processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, classificando essas ações como “graves violações de direitos humanos” e um enfraquecimento do Estado de Direito no Brasil. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, é mencionado no texto como responsável por ordens de censura, ameaças a executivos de empresas americanas e congelamento de ativos.

Conforme Só Notícias já informou, o governador Mauro Mendes disse essa semana que Trump mistura economia com política e apontou impactos do tarifaço em Mato Grosso. Na semana, Mauro também previu que indústrias madeireiras mato-grossenses também devem ser impactadas negativamente.  

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Deputados aprovam orçamento de Mato Grosso para 2026 com receita prevista de R$ 40 bilhões

Deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram hoje, em redação...

Secretaria diz que viaduto em Mato Grosso está sendo monitorado e trincas não indicam risco iminente

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) divulgou...

Mais de 141 mil ainda não sacaram abono salarial; veja como consultar

Um total de 141.628 trabalhadores ainda não sacaram o...
PUBLICIDADE