O Tribunal Regional Eleitoral Mato Grosso (TRE-MT) registrou, até ontem, 363 denúncias de irregularidades pelos aplicativos Pardal e Caixa 1. No primeiro turno foram recebidas mais de 5 mil denúncias. Com os aplicativos, o cidadão pode ajudar no combate às irregularidades nas finanças de candidatos e partidos. Além disso, a população pode denunciar propagandas eleitorais ilícitas e compra de votos.
Mato Grosso foi o segundo Estado brasileiro a dispor do Pardal que foi desenvolvido pelo setor de Tecnologia da Informação do TRE do Espírito Santo e utilizado nas eleições municipais de 2012. O aplicativo recebeu melhorias pela equipe técnica do TRE-MT, com a otimização de seus recursos, que posteriormente será repassada ao TRE-ES.
Este ano o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adotou o aplicativo para todo o país. Uma parceria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o Tribunal de Contas da União (TCU) e Receita Federal também permitiu identificar 2.177 irregularidades nas doações para as campanhas políticas. Todas as ocorrências estão sendo investigadas pelo Ministério Público.
Também foi lançado para as eleições de 2016, o aplicativo Mural Eletrônico. onde são publicados os atos judiciais relacionados à eleição e que foram expedidos pelos juízes das zonas eleitorais e do Tribunal.
A ferramenta, que pode ser baixada gratuitamente na loja Google play, tem as mesmas funções de navegabilidade da versão disponível na web. O usuário pode buscar informações de atos judiciais preenchendo uma das seguintes informações: nome dos advogados; nomes das partes; unidade publicadora e data da publicação.