PUBLICIDADE

Tribunal manda ex-prefeito de Vera devolver dinheiro de jantares considerados privados

PUBLICIDADE

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso rejeitou recurso e manteve condenação para que o ex-prefeito de Vera (80 quilômetros de Sinop), Moacir Giacomelli, restitua pouco mais de R$ 9,4 mil, em ação de improbidade administrativa. O Ministério Público Estadual apontou que o valor é referente às despesas efetivadas, quando gestor, na realização de dois jantares, em 2010 e 2011, em homenagem aos maiores contribuintes de arrecadação municipal, os quais foram considerados eventos privados.

A relatora do recurso, juíza Vandymara Zanolo, entedeu que as despesas no caso, não foram comuns à administração pública. “A realização de festas e confraternizações, no caso restrita aos convidados e durante a qual a própria empresa do apelante foi homenageada, uma delas sendo realizada inclusive nas dependências da empresa do apelante, constitui despesa que  não é característica da administração pública, pois não tem relação com o funcionamento ou atividades desta”.

Ela destacou que “tendo custeado as homenagens, com jantar aos convidados, com dinheiro público, o Apelante causou lesão ao erário, pois a despesa autorizada não tem relação com a finalidade da Administração Pública, tampouco com o seu funcionamento”.

Outro lado-  No acórdão, conta que o ex-gestor destacou preliminar de cerceamento de defesa pelo julgamento antecipado da lide, sem que lhe fosse garantida a produção de prova a fim de demonstrar que sua conduta foi desprovida de má-fé e até mesmo de negligência, o que foi descartado pela juíza.

Ele também alegou inexistência de dolo e de dano ao erário, pois os jantares que foram classificados pelo apelado como privados foram promovidos no aniversário da cidade, cujas comemorações se estenderam por quatro dias e envolveram todos os munícipes, o que também não foi acatado.

Destacou ainda que o objetivo era estimular os empreendedores do Município e com isso alavancar a arrecadação de impostos, que estava estagnada, e a entrega de prêmios aos destaques empresariais foi apenas uma das formas para fomentar o recolhimento de impostos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE