quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

Tribunal de Justiça mantém suspensos direitos políticos de ex-prefeito do Nortão

PUBLICIDADE

A Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso negou  recurso ao ex-prefeito de Terra Nova do Norte, Manoel Rodrigues de Freitas Neto (gestão 2005-08) e manteve condenação da perda dos direitos políticos por 6 anos e multa no valor de 30 vezes o salário quando gestor (não divulgado). O Ministério Público Estadual o denunciou por improbidade administrativa, apontando a aquisição de combustível sem a instauração do devido procedimento licitatório, afronta os princípios constitucionais administrativos da legalidade e da moralidade, bem como o princípio da impessoalidade.

No voto, o relator do recurso desembargador José Zuquim Nogueira lembrou com base na decisão de primeira instância, que o ex-prefeito  “autorizou a compra direta de combustíveis, com assiduidade em vários postos, quebrando o princípio da impessoalidade e demonstrando seu desapego à Constituição Federal e à Lei no 8.666/93, pois em todos os meses cuidou para que a aquisição não ultrapassasse o patamar de R$ 8 mil para tentar justificar a dispensa de licitação".

Diante do que foi apresentado nos autos, o desembargador entendeu que houve infração. “Portanto, houve ato de improbidade que, em sede infraconstitucional, amolda-se a conduta prevista na Lei no 8.429/92, tal como em casos  precedentes julgados pelo Colendo Superior Tribunal de Justiça”.

Outro lado
O ex-gestor alegou que toda a apuração apontada pelo Ministério Público Estadual não passou de um equívoco, que fora interpretado pelo juízo de primeiro grau de forma prejudicial a ele, não respeitando o entendimento julgado pelo Tribunal de Contas Estadual que exarou parecer favorável à aprovação das contas de 2007, afastando qualquer falha/erro/má-fé e irregularidades na gestão.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE